Instruções de Preparo
As orientações fornecidas por escrito pelo Laboratório sobre o preparo adequado para a coleta de seus exames, mesmo que pareçam sem importância, são fundamentais para resultados que reflitam sua exata situação clínica.
Os medicamentos em uso só devem ser suspendidos sob orientação de seu médico assistente, além disso, o profissional solicitante pode indicar condições de coleta diferente das padronizadas para cada exame, o qual deve ser realizado expressamente escrito no pedido médico e/ou guia do convênio.
ATENÇÃO! As orientações abaixo destinam-se aos exames de rotina, sendo que o preparo completo será confirmado no dia da coleta, pela equipe do Laboratório devidamente treinada e capacitada.
Coleta de Sangue
Tempo mínimo de:
Jejum acima de 14 horas são contraindicados, salvo por solicitação expressa do médico.- 12 horas: para exames do perfil lipídico - Colesteróis (Total, HDL, LDL, VLDL) e/ou Triglicérides;- 08 horas: para os seguintes exames: Ácido Úrico, Cálcio, Creatinoquinase, Fosfatase Alcalina, Ferro, Glicose, Fator Reumatoide, Sífilis VDRL, Potássio, Magnésio, Sódio, TGO, TGP e Ureia;- 04 horas: para os demais exames de rotina.
PSA total e livre: O jejum de preparo mínimo é de 4 horas, seguindo as seguintes condições:
Obs.: no caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.- Nos últimos 2 dias: não ter ejaculado; não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não, não ter andado de motocicleta, não ter andado a cavalo;- Nos últimos 3 dias: não ter usado supositório e não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal;- Nos últimos 5 dias: não ter feito cistoscopia;- Nos últimos 7 dias: não ter realizado ultrassonografia transretal;- Nos últimos 15 dias: não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia;- Nos últimos 21 dias: não ter realizado estudo urodinâmico;- Nos últimos 30 dias: não ter feito biópsia de próstata.
Cortisol, Curvas Glicêmica ou de Lactose, Glicemia Pós-Prandial, Prolactina, Renina, Testes de estímulo: estes exames precisam de agendamento prévio, o qual pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 06:00 às 15:00 no Laboratório, presencialmente. No dia da coleta, comparecer 15 minutos antes ao horário marcado, seguindo as orientações recebidas.
Coleta de Urina
Amostra Isolada:
- Coletar, de preferência, a 1ª urina da manhã, ou após 3 horas sem urinar;- Lavar bem a região genital com água e sabonete, e secar;- Desprezar a primeira porção da urina (1º jato) no vaso sanitário;- Em seguida, coletar uma porção do jato médio no frasco coletor fornecido pelo Laboratório ou adquirido em farmácia. Fechar bem;- Trazer ao Laboratório em até 30 minutos após a coleta, mantendo em local fresco.
Urina 24 horas: a amostra deve ser coletada apenas nos frascos fornecidos pelo Laboratório, devidamente identificado. Anotar precisamente (horas e minutos) o horário de início da coleta, terminando no mesmo horário do dia seguinte.
Coleta de Fezes: Coletar uma porção no frasco coletor e levar no mesmo dia, ao laboratório, até às 14:00. Manter a amostra em local fresco. Para a coleta amostras seriadas, dar preferência à coleta em dias alternados. Não coletar do vaso sanitário. Amostra colhida em conservante pode ser entregue dentro de 24h depois de colhida respeitando os horários do laboratório. Para Exame a Fresco, levar imediatamente após a coleta ao Laboratório.
Secreção Masculina (Esperma): O exame de Espermograma é realizada apenas às quintas-feira, com agendamento prévio realizado de segunda à sexta-feira, das 06:00 às 15:00 no Laboratório, presencialmente. Para controle de vasectomia, o exame pode ser realizado sem agendamento nos demais dia da semana, ficando o paciente de sobreaviso que, em caso de vitalidade, uma nova coleta será agendada nas condições especificadas anteriormente.
Secreção Feminina: Não fazer uso de pomada, óvulos, ducha vaginal e/ou creme vaginal, nos 3 dias anteriores ao dia da coleta. Manter abstinência sexual por 48 horas antes do exame. No dia da coleta não fazer higiene íntima.
Documentos
No dia da coleta, apresentar os seguintes documentos para o devido cadastro:
- Pedido médico devidamente preenchido e assinado;
- Documento de identidade com foto, atualizado (RG ou CNH);
- Cartão de identificação do convênio médico, se aplicável, observando a data de validade;
- Medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, de uso contínuo ou não, devidamente anotados.
Para menores de 18 anos, coleta de terceiros, domiciliares, ou incapacitados, é OBRIGATÓRIA a apresentação de documento com foto do acompanhante responsável (acima de 21 anos), além dos documentos do paciente.
Coleta em Domicílio O Laboratório dispõe da facilidade de coleta em domicílio, para tanto, é necessário que o responsável pelo paciente dirija-se ao Laboratório para apresentação da guia, e agendamento da coleta, observando os documentos necessários listados acima. A cobrança da taxa é realizada pela enfermeira terceirizada. | Coleta no Carro No caso de pacientes com locomoção comprometida, o Laboratório possui infraestrutura para a coleta de sangue no veículo. Neste caso, o acompanhante realiza a apresentação da guia, sendo responsável pelo fornecimento das informações necessárias. | Retirada de Resultados O paciente pode retirar sua cópia física no Laboratório, em papel timbrado, ou autorizar um terceiro ao fornecer o Comprovante de Atendimento recebido no dia da coleta. No caso de perda do mesmo, os resultados podem ser retirados pelo próprio paciente mediante a apresentação do documento com foto (RG ou CNH), ou pelo responsável registrado no dia da coleta. |